tag:blogger.com,1999:blog-10552714127110973752024-02-08T07:36:41.793-08:00Resenhas de LiteraturaResenhas- Literaturashttp://www.blogger.com/profile/09271548724473257706noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1055271412711097375.post-31493379142089887182007-09-29T16:58:00.001-07:002007-09-29T17:04:43.892-07:00Literatura InglesaLiteratura inglesa é toda a <a title="Literatura" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura">literatura</a> escrita ou composta em <a title="Língua Inglesa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_Inglesa">língua Inglesa</a>, mesmo que por autores que não são necessariamente da <a title="Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Inglaterra">Inglaterra</a> ou outros países cuja língua principal é o inglês (exemplos: <a title="Joseph Conrad" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Conrad">Joseph Conrad</a> era polaco, <a title="Robert Burns" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Burns">Robert Burns</a> era escocês, <a title="James Joyce" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Joyce">James Joyce</a> era irlandês, <a title="Edgar Allan Poe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe">Edgar Allan Poe</a> era <a title="Estados Unidos da América" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica">estadunidense</a>, <a title="Salman Rushdie" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Salman_Rushdie">Salman Rushdie</a> é indiano). Nas <a title="Academia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia">academias</a> ou universidades, o termo refere-se freqüentemente a departamentos e programas práticos de Estudos Ingleses, designação que procura dar conta do facto de as antigas colónias da Inglaterra terem desenvolvido a sua literatura própria e de falarem variantes do inglês. Por outras palavras, a literatura inglesa é tão diversa como as diversas variantes de inglês faladas no mundo.<br />Idade Média<br />Devido ao facto de a herança <a title="País de Gales" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADs_de_Gales">galesa</a> e <a title="Império Romano" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano">romana</a> ter sido quase totalmente apagada por invasões das populações da baixa Alemanha e Escandinávia, é somente no início da <a title="Idade média" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_m%C3%A9dia">idade média</a> que aparecem as primeiras palavras em inglês, escritas em dialecto <a title="Anglo-Saxões" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anglo-Sax%C3%B5es">Anglo-Saxónico</a> agora conhecido como <a title="Inglês antigo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ingl%C3%AAs_antigo">inglês antigo</a> (Old english; o texto sobrevivente mais antigo é <a class="new" title="Cædmon's Hymn" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%A6dmon%27s_Hymn&action=edit">Cædmon's Hymn</a> de <a class="new" title="Cædmon" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%A6dmon&action=edit">Cædmon</a>). A <a title="Tradição oral" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradi%C3%A7%C3%A3o_oral">tradição oral</a> era muito forte nos primórdios da cultura inglesa e a maioria dos trabalhos literários foram escritos para serem representados. Os poemas épicos eram assim muito populares e muitos, incluindo <a class="new" title="Beowolf" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Beowolf&action=edit">Beowolf</a>, sobreviveram até aos dias de hoje entre as obras que constituem a <a class="new" title="Literatura anglo-saxônica" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_anglo-sax%C3%B4nica&action=edit">literatura anglo-saxônica</a>.<br />Existia um idioma que lembrava aproximadamente o norueguês atual ou, melhor ainda, o Islandês, embora muito do verso anglo-saxão nos manuscritos existentes é provavelmente uma "suave" adaptação dos primeiros poemas de guerra Viking e Alemães originados do continente. Quando tais poemas foram trazidos para Inglaterra eles começaram a ser transmitido oralmente de uma geração para outra, e a constante presença de <a class="new" title="Versos aliterativos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Versos_aliterativos&action=edit">versos aliterativos</a>, ou ritmo constante (atualmente manchetes de jornal e propagandas usa abundantemente esta técnicas tais com Maior é Melhor) ajudava o povo anglo-saxão a lembrá-los melhor. Tal ritmo e uma característica do <a title="Língua alemã" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_alem%C3%A3">idioma alemão</a> e é oposto ao <a class="new" title="Idioma românico" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Idioma_rom%C3%A2nico&action=edit">idioma românico</a> vocálico e sem ritmo. Mas os primeiros escritos datam dos primeiros monastérios cristãos fundados por Santo <a class="new" title="Agostinho da Cantuária" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Agostinho_da_Cantu%C3%A1ria&action=edit">Agostinho da Cantuária</a> e seus discípulos e é razoável acreditar que estes foram de alguma forma adaptados de leituras cristãs. Mesmo sem suas linha grosseiras, os poemas de guerra Viking ainda tem cheiro de sangue feudal e suas rimas consonantes soam como encontros de espadas sobre o triste céu do norte: há ainda um senso de perigo iminente em suas narrativas. Em pouco tempo, todas as coisas devem chegar a um fim, como Beowulf evetualmente morre nas mãos de um gigantesco monstro o qual ele passa sua vida combatendo. Os sentimentos de Beowulf que nada continua, a juventude e alegria irão se tornar em morte e dor e penetraram no Cristianismo que irá dominar a futura paisagem da ficção inglesa. O tema dos tempos-dourados (ubi sunt) é, por exemplo, recorrente em Hamlet ("Alas, poor Yorick" traduzindo Ai de min, pobre Yorick), para não mencionar a poesia Jacobeana. Com exceção do relativa levemente amorosa e otimista <a class="new" title="Restauração inglesa" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Restaura%C3%A7%C3%A3o_inglesa&action=edit">Restauração</a> e a <a class="new" title="Poesia Augustina" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poesia_Augustina&action=edit">era Augustiniana</a>, melancolia e a e angustia permaneçam como tema favorito dos escritores de língua inglesa, embora a <a title="Romance gótico" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_g%C3%B3tico">romance gótico</a> e <a title="Pré-romantismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-romantismo">pré-romantismo</a> marcaram o nascimento da sensibilidade romântica moderna. Quando William o conquistador transformou a Inglaterra em uma parte da Anglo-Normandia no seu reinado em <a title="1066" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1066">1066</a> trouxe o <a class="new" title="Língua anglo-normanda" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=L%C3%ADngua_anglo-normanda&action=edit">normando</a>, a <a class="new" title="Velha poesia inglesa" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Velha_poesia_inglesa&action=edit">Velha poesia inglesa</a> continuou a ser lida nesta linguagem largamente falada. Foi somente no inicio do seculo13 quando Albion tornou-se independente e cortou suas relações com a França que a linguagem realmente mudou. Como os Normando foram assimilado pela cultura principal, seu francês penetrou nas classe mais baixa da sociedade mudando a gramática e o léxico do Inglês antigo. Embora ele não tenha se tornado uma língua normanda, o inglês de Chaucer é muito mais próximo ao inglês dos dias atuais do que a linguagem falada no século anterior. O interlocutor de médio do inglês não pode ler Chaucer (inglês médio) sem dificuldade mas pode captar a essência da estória, enquanto ele necessita ler Beowulf no inglês moderno.<br />Na alta idade média (1200-1500), os ideais de amor cavalheiresco entraram na Inglaterra e os autores começaram a escrever romances, seja em prosa ou verso. Tornaram-se especialmente populares os contos sobre <a title="Rei Artur" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Artur">Rei Artur</a> e sua corte. O poema <a class="new" title="Sir Gawain and the Green Knight" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sir_Gawain_and_the_Green_Knight&action=edit">Sir Gawain and the Green Knight</a> (que numa tradução literal seria Sir Gawain e a Rainha Victoria) mostram muitas das feições chaves da literatura deste tempo: como paisagem o legendário reino do Rei Arthur, uma ênfase no comportamento cavalheiresco e nobre, e um colorido religioso.<br />O <a class="new" title="Drama inglês" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Drama_ingl%C3%AAs&action=edit">drama inglês</a> a este era evidentemente religioso. <a class="new" title="Peças misteriosas" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pe%C3%A7as_misteriosas&action=edit">Peças misteriosas</a> eram encenadas nas cidades e vilarejos para celebrar as principais festas, e menos formais <a class="new" title="Peça mascarada" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pe%C3%A7a_mascarada&action=edit">peças mascaradas</a> também conduziam temas Natalinos.<br />O primeiro autor Inglês, <a title="Geoffrey Chaucer" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoffrey_Chaucer">Geoffrey Chaucer</a> (1340 -1400), escreve em inglês médio. Seu mais famoso trabalho é <a title="The Canterbury Tales" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Canterbury_Tales">The Canterbury Tales</a> (que em uma tradução livre seria historias da Cantuária), uma coleção de estórias em uma variedade de gêneros, aparentemente contada por um grupo de peregrinos a caminho da <a title="Cantuária" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantu%C3%A1ria">Cantuária</a>. Consideravelmente, são de todos os estilos de vida, o que reflete muito da linguagem que eles usavam como conteúdo de suas estórias. Mas, embora Chaucer seja certamente um autor Inglês, ele foi inspirado por desenvolvimentos literários que tiveram lugar em outros pontos da <a title="Europa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa">Europa</a>, especialmente na <a title="Itália" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/It%C3%A1lia">Itália</a>. The Canterbury Tales de Chaucer são bastante influenciado pelo <a title="Decamerão" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Decamer%C3%A3o">Decamerão</a> de <a title="Giovanni Boccaccio" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Boccaccio">Giovanni Boccaccio</a>. A <a title="Renascença" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a">renascença</a> tinha feito sua aparição na Inglaterra.<br /><a id="In.C3.ADcio_da_idade_moderna_.28Renascen.C3.A7a.29" name="In.C3.ADcio_da_idade_moderna_.28Renascen.C3.A7a.29"></a><br />[<a title="Editar secção: Início da idade moderna (Renascença)" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=2">editar</a>] Início da idade moderna (Renascença)<br />Na sequência da introdução das prensas de impressão na Inglaterra por <a title="William Caxton" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Caxton">William Caxton</a> em <a title="1476" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1476">1476</a>, a literatura inglesa, à semelhança de outras <a class="new" title="Literatura nacional" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_nacional&action=edit">literaturas nacionais</a>, floresceu. Exemplo dessa consciência de uma identidade nacional é a criação do <a class="new" title="Book of Common Prayer" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Book_of_Common_Prayer&action=edit">Book of Common Prayer</a>, livro de orações em vernáculo e não em latim, indo ao encontro também das propostas da <a title="Reforma" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma">Reforma</a>.<br /><a id="Literatura_elisabetana" name="Literatura_elisabetana"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura elisabetana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=3">editar</a>] Literatura elisabetana<br />A <a title="Período Elisabetano" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Elisabetano">era elisabetana</a> viu um grande florescimento da literatura, especialmente no campo do <a title="Drama" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Drama">drama</a>. A <a title="Renascença Italiana" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a_Italiana">Renascença Italiana</a> tinha redescoberto a teatro antigo Grego e Romano, o qual começou a evoluir em separado velho mistério e <a class="new" title="Peças de milagres" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pe%C3%A7as_de_milagres&action=edit">peças de milagres</a> da <a title="Idade média" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_m%C3%A9dia">idade média</a>. Os italianos foram particularmente inspirados por <a title="Sêneca" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%AAneca">Sêneca</a> (um a grande autor de tragédias e filosofo, o tutor de <a title="Nero" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Nero">Nero</a>) e <a class="new" title="Plautus" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Plautus&action=edit">Plautus</a> (seus clichês cômicos, especialmente daqueles saldados garbosos tiveram uma poderosa influência na Renascença e depois). Contudo, as tragédias Italianas adotaram um principio contrario a ética de Sêneca: mostrando sangue e violência no palco. Nas peças de Sêneca tais cenas eram somente representadas por cartazes. Mas os dramaturgos Inglêses fascinados pelo modelo Italiano: uma representativa comunidade de atores Italianos estava morando Londres e <a class="new" title="Giovanni Florio" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Giovanni_Florio&action=edit">Giovanni Florio</a> tinha trazido muito da cultura e <a class="new" title="Linguagem Italiana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Linguagem_Italiana&action=edit">linguagem Italiana</a> para Inglaterra. É também verdade que a Era Elisabetana foi uma época e que a grande incidência de assassinatos políticos na <a title="Renascença" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a">Renascença</a> Italiana (expressos pelas idéias de <a title="Nicolau Maquiavel" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel">Nicolau Maquiavel</a> em o <a title="O Príncipe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pr%C3%ADncipe">O Príncipe</a>). Como um resultado disto, representações que continha este tipo de violência nesta época era provavelmente mais catalítica para o espectador Elisabetano. Acompanhando as primeiras peças Elisabetana tais como Sackville & Norton de Gorboduc e <a class="new" title="The Spanish Tragedy" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Spanish_Tragedy&action=edit">The Spanish Tragedy</a> por Kyd, a qual forneceu muito material para <a title="Hamlet" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet">Hamlet</a> de <a title="William Shakespeare" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare">William Shakespeare</a> que surgiu neste período como um poeta e dramaturgo e ainda não foi superado. Shakespeare não era um homem de letras por profissão, e provavelmente só tinha somente alguma educação gramatical escolar. Ele não era nem um advogado, nem um aristocrata com o “talento universal” que estava monopolizado o palco Inglês quando ele começou a escrever. Mas era muito talentoso e incrivelmente versátil, e ultrapassou os "profissionais" como Greene que ridicularizava este "shake-scene" de origens humildes. Embora a maioria dos dramas fossem recebidos com grande sucesso, em seus últimos anos (marcados pelo inicio do reinado de <a title="James I da Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/James_I_da_Inglaterra">James I</a>) que ele escreveu aquelas que viriam a ser considerados suas grandes peças: <a title="Hamlet" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet">Hamlet</a>, <a title="King Lear" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/King_Lear">King Lear</a>, <a title="Macbeth" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Macbeth">Macbeth</a>, <a class="new" title="All's Well That Ends Well" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=All%27s_Well_That_Ends_Well&action=edit">All's Well That Ends Well</a>, <a class="new" title="Anthony and Cleopatra" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anthony_and_Cleopatra&action=edit">Anthony and Cleopatra</a>. Para listar os trabalhos que pertencem ao período tardio, nos devemos adicionar <a title="The Tempest" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Tempest">The Tempest</a>, uma <a title="Tragicomédia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tragicom%C3%A9dia">tragicomédia</a> que inscreve em dentro do drama principal uma brilhante demonstração para um novo reino. Esta 'peça em dentro de uma peça' e retida de um <a class="new" title="Masque" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Masque&action=edit">masque</a>, um interlúdio com musica e dança colorido por efeitos especiais em novos teatros internos. Críticos mostraram que na peça principal, a qual pode ser considerada um trabalho dramático por si só, foi escrita para a corte de James, se não foi para o próprio monarca. A arte mágica de Prospero, na qual depende o resultado do enredo, informa de fino relacionamento entre a <a title="Arte" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte">arte</a> e a <a title="Natureza" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza">natureza</a> na poesia. De forma significativa por estes tempos (a chegada dos primeiros colonos na <a title="Estados Unidos da América" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica">America</a>), The Tempest é (embora não aparentemente) ambientada nas Ilhas Bermudas, como as pesquisas em ‘‘Bemuda Pamphlets’’ (1609) têm mostrado, ligando Shakespeare à Virginia Company itself.<br />Os sonetos foram introduzidos na Inglaterra por <a class="new" title="Thomas Wyatt" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Wyatt&action=edit">Thomas Wyatt</a> no inicio do século 16. Os poemas pretendiam ser transformados em músicas, tais como os de <a class="new" title="Thomas Campion" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Campion&action=edit">Thomas Campion</a>, que se tornaram populares quando a literatura impressa foi dissminada mais abertamente nas casas. Veja <a class="new" title="English Madrigal School" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=English_Madrigal_School&action=edit">English Madrigal School</a>. Outras figuras importantes no <a class="new" title="Teatro Elisabetano" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teatro_Elisabetano&action=edit">teatro Elisabetano</a> incluem <a title="Christopher Marlowe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Christopher_Marlowe">Christopher Marlowe</a>, <a class="new" title="Thomas Dekker" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Dekker&action=edit">Thomas Dekker</a>, <a class="new" title="John Fletcher" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Fletcher&action=edit">John Fletcher</a> e <a class="new" title="Francis Beaumont" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Francis_Beaumont&action=edit">Francis Beaumont</a>. Marlowe (1564-1593) não tinha sido esfaqueado numa ao vinte e nove anos numa taverna, diz <a title="Anthony Burgess" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Burgess">Anthony Burgess</a>, ele pode ter rivalizado, se não igualado o próprio Shakespeare em seus dons poéticos. Notavelmente, ele nasceu apenas algumas semanas antes dele e deve tê-lo conhecido bem. O assunto principal de Marlowe, contudo era diferente: focava-se mais no homem da renascença do que em qualquer outra coisa. Marlowe era fascinado e estarrecido pelas fronteiras da nova e moderna <a title="Ciência" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia">ciência</a>. Drawing on German lore, ele apresentou Dr. Fausto a Inglaterra, um cientista e mago que é obcecado pela sede de conhecimento e pelo desejo de empurrar o poder tecnológico humano aos seus limites. Ele adquire poderes sobrenaturais que o permitem até voltar no tempo e casar-se com Helena de <a title="Tróia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%B3ia">Tróia</a>, mas ao fim do seu pacto de 24 anos com o <a title="Diabo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo">diabo</a> é obrigado a render sua <a title="Alma" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alma">alma</a> a ele. Seus heróis sombrios devem ter um pouco do próprio Marlowe, cuja data de morte ainda é um mistério. Ele era conhecido por ser ateu, levar uma vida desregrada, ter várias mulheres, consorting with ruffians: viver a "alta sociedade" do submundo de <a title="Londres" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Londres">Londres</a>. Mas muitos suspeitam que isso pode ter sido um disfarce para suas atividade como agente secreto para a rainha <a title="Elizabeth I da Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_I_da_Inglaterra">Elizabeth I</a>, sugerindo que o "esfaqueamento acidental" pode ter sido um assassinato premeditado a mando dos inimigos da <a title="Coroa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa">Coroa</a>. Beaumont e Fletcher são menos conhecidos, mas é quase certo certo que eles ajudaram Shakespeare a escrever seus melhores dramas e também eram bastante famosos na época. É também nessa época que o gênero de <a class="new" title="Comédia urbana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Com%C3%A9dia_urbana&action=edit">comédia urbana</a> se desenvolve. No fim do século 16, a poesia Inglesa era caracterizada pela elaboração da linguagem e extensiva alusão a mitos clássicos. Os mais importantes poetas dessa época incluem <a class="new" title="Edmund Spenser" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Edmund_Spenser&action=edit">Edmund Spenser</a> e <a title="Sir Philip Sidney" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sir_Philip_Sidney">Sir Philip Sidney</a>.<br /><a id="Literatura_Jacobina" name="Literatura_Jacobina"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Jacobina" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=4">editar</a>] Literatura Jacobina<br />Depois da morte de Shakespeare, o poeta e dramaturgo <a title="Ben Jonson" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ben_Jonson">Ben Jonson</a> foi a figura condutora da literatura na <a class="new" title="Era Jacobina" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Era_Jacobina&action=edit">era Jacobina</a>. Contudo, a estética de Jonson ecoa de volta a idade média mais do que a Era de Tudor: suas características incorporam a teoria dos humores. De acordo com esta, o universo é feito de quatro elementos: terra, água, ar e fogo e comportamentos diferentes resulta da prevalência de um elemento sobre os outros três (este era o principio guia pra os médicos também). Isto levou Jonson a exemplificar tais diferenças do ponto de vista de criação de tipos, ou clichês, enquanto Shakespeare já tinha abandonado tal teoria em favor de uma psicologia moderna. Mas Jonson é um mestre deste estilo, e um brilhante sátiro.<br />Outros que seguiram o estilo de Jonson incluem <a class="new" title="Beaumont e Fletcher" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Beaumont_e_Fletcher&action=edit">Beaumont e Fletcher</a>, que, embora não tão talentosos como Shakespeare, escreveram comédias quase tão brilhantes, <a class="new" title="The Knight of the Burning Pestle" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Knight_of_the_Burning_Pestle&action=edit">The Knight of the Burning Pestle</a>, uma zombaria com a classe media ascendente e especialmente para aqueles novos ricos que fingiam declamar uma literatura de bom gosto sem conhecer muito a respeito de literatura como um todo. Na estória, um casal de donos de mercearia discutem em voz alta com atores peças encenadas no desenrolar do drama. Ele se veste de cavaleiro errante, mais apropriadamente, uma queimadura de pilão em seu escudo. Buscando ganhar o coração de uma princesa, o jovem homem é ridicularizado tanto quanto Don Quixote será ridicularizado em um futuro romance. Um dos méritos principais de Beaumont e Fletcher era o narrar com realismo como o feudalismo e os cavaleiros terem se transformado em vaidade e fingimento e que esta nova classe social estava em risco.<br />Outro estilo popular durante era Jacobeana era <a class="new" title="Peça de vingança" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pe%C3%A7a_de_vingan%C3%A7a&action=edit">peça de vingança</a>, popularizada por <a title="John Webster" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Webster">John Webster</a> e <a class="new" title="Thomas Kyd" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Kyd&action=edit">Thomas Kyd</a>. <a title="George Chapman" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Chapman">George Chapman</a> escreveu um par de sutis tragédias de vingança, mas devem ser lembrados principalmente em consideração de sua famosa tradução de <a title="Homer" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Homer">Homer</a>, a qual teria uma profunda influência em toda futura literatura Inglesa, inspirando até <a title="John Keats" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Keats">John Keats</a> a escrever algumas de suas grandes poesias.<br />A <a class="new" title="Versão da Biblia do rei James" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vers%C3%A3o_da_Biblia_do_rei_James&action=edit">Biblia do rei James</a>, um dos projetos mais massivos de tradução da Inglaterra até este tempo, foi iniciado em <a title="1604" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1604">1604</a> e completado em <a title="1611" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1611">1611</a>. Ela representa o ponto culminante da tradição de <a class="new" title="Tradução Bíblica" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tradu%C3%A7%C3%A3o_B%C3%ADblica&action=edit">tradução Bíblica</a> na Inglaterra que começou com o trabalho de <a title="William Tyndale" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Tyndale">William Tyndale</a>. Ela se tornou a <a title="Bíblia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia">Bíblia</a> padrão da <a title="Igreja da Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Inglaterra">Igreja da Inglaterra</a>, e um dos grandes trabalhos literários de todos os tempos. Este projeto foi encabeçado por James I em pessoa, que supervisionou o trabalho de quarenta e seis sábios. Embora uma tradução mais fiel tenha sido feita em 1970, e muitas depois desta, nenhuma tem a mesma qualidade poética da Bíblia do Rei James, na qual a métrica é conduzida pra imitar a dos versos Hebreu originais.<br />Ao lado de Shakespeare, o qual aparece no inicio de 1600, o maior poeta do inicio do <a title="Século 17" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_17">século 17</a> incluem <a title="John Donne" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Donne">John Donne</a> e outros <a class="new" title="Poetas Metafísicos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poetas_Metaf%C3%ADsicos&action=edit">poetas Metafísicos</a>. Influenciados pelo <a title="Barroco" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco">Barroco</a> continental, e retirando sus conteúdo subjetivo do misticismo Cristão e erotismo, a poesia metafísica utilizou figuras pouco convencionais ou anti-poéticas, tais como um compasso ou um mosquito, para obter o efeito supressa. Por exemplo, em <a class="new" title="Songs and Sonnets" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Songs_and_Sonnets&action=edit">Songs and Sonnets</a> de Donne, pontas de um compasso representam dois amantes, a mulher que é a caseira, esperando, começando no centro, o ponto mais distante inicia sua viagem de amor partindo dela. Ma a maior distancia, alem do que o compasso aberto pode alcançar: separação faz o amor crescer em adoração. O <a title="Paradoxo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo">paradoxo</a> ou a <a title="Contradição" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Contradi%C3%A7%C3%A3o">contradição</a> é uma constante nesta poesia onde os medos e as ansiedades também falam de um mundo de certezas espirituais balançado pelas modernas descobertas da geografia e ciência, no qual não se é mais o centro do universo. Mas a poesia aponta no caminho da era do <a title="Misticismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Misticismo">misticismo</a> a qual pode ser o fechamento dos <a title="Teatro" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro">teatros</a> e do <a title="Puritanismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Puritanismo">puritanismo</a> que se segui.<br /><a id="Literatura_Carolina_e_Cromwelliana" name="Literatura_Carolina_e_Cromwelliana"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Carolina e Cromwelliana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=5">editar</a>] Literatura Carolina e Cromwelliana<br />Os anos turbulentos do meio do <a title="Século 17" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_17">Século 17</a>, durante o reinado do <a title="Charles I" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_I">Charles I</a> e o subseqüente de <a title="Commonwealth" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Commonwealth">Commonwealth</a> e <a title="Protetorado" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Protetorado">Protetorado</a>, assistiu o florescimento da literatura política na Inglaterra. <a class="new" title="Pamphlets" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pamphlets&action=edit">Pamphlets</a> escreveu para simpatizantes de cada facção na <a class="new" title="Guerra civil Inglesa" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Guerra_civil_Inglesa&action=edit">Guerra civil Inglesa</a> fugindo de viciosos ataques pessoais e polêmicas, embora muitas formas de <a title="Propaganda" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda">propaganda</a>, suas esquemas mentais muito elaborados ajudou a reformar a nação. Uma destas cartas chamadas de <a title="Leviathan" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Leviathan">Leviathan</a> por <a title="Thomas Hobbes" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes">Thomas Hobbes</a> provou se tornar o mais importante trabalho político da <a title="Filosofia política" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_pol%C3%ADtica">filosofia política</a> da Grã -Bretanha. Os escritos de Hobbes são alguns dos únicos trabalhos políticos desta era os quais ainda são regularmente publicados por <a class="new" title="John Bramhall" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Bramhall&action=edit">John Bramhall</a>, que era critico chefe de Hobbes, sendo muito freqüentemente esquecidos. O período também viu o florescimento de novos livros, os precursores dos <a class="new" title="Jornais Britânicos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jornais_Brit%C3%A2nicos&action=edit">Jornais Britânicos</a>, jornalistas tais como <a class="new" title="Henry Muddiman" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henry_Muddiman&action=edit">Henry Muddiman</a>, <a class="new" title="Marchamont Needham" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marchamont_Needham&action=edit">Marchamont Needham</a>, <a class="new" title="John Birkenhead" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Birkenhead&action=edit">John Birkenhead</a> representam a visão e atividades das partes envolvidas. As freqüentes prisões de autores e a opressão de seus trabalhos, tendo como conseqüências a impressão secreta ou feita no estrangeiro, levando que a idéia dos direitos de propriedades fossem inicialmente proposto. A <a class="new" title="Areopagitica" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Areopagitica&action=edit">Areopagitica</a>, uma política panfletada por <a title="John Milton" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Milton">John Milton</a>, foi escrita em oposição ao licenciamento e é considera como uma das mais eloqüentes defesas da <a class="new" title="Impressa livre" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Impressa_livre&action=edit">impressa livre</a> que já foi escrita.<br />Outras formas de literatura escritas durante este período são usualmente relacionadas textos políticos ou seus autores estão agrupados ao longo de tendências políticas. A <a class="new" title="Poesia de cavalaria" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poesia_de_cavalaria&action=edit">poesia de cavalaria</a>, atividade principal antes da Guerra civil, relacionou-se muito como a nova escola dos <a class="new" title="Poetas metafísicos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poetas_metaf%C3%ADsicos&action=edit">poetas metafísicos</a>. O afastamento forçado de oficiais reais após a execução de Charles I foi uma boa coisa no caso de <a class="new" title="Izaak Walton" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Izaak_Walton&action=edit">Izaak Walton</a>, pois isto deu a ele tempo para trabalhar em seu livro <a class="new" title="The Compleat Angler" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Compleat_Angler&action=edit">The Compleat Angler</a>. Publicado em 1653 o livro, aparentemente é um guia para pesca, porem é muito mais; convertendo se uma reflexão sobre a vida, o prazer e contentamento. Os dois poetas mais importantes da Inglaterra de <a title="Oliver Cromwell" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Cromwell">Oliver Cromwell</a> são <a class="new" title="Andrew Marvell" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Andrew_Marvell&action=edit">Andrew Marvell</a> and John Milton com suas produções direcionadas para glorificar o nov governo; tal como Marvell em An Horatian Ode upon Cromwell's Return from Ireland. A despeito de suas crenças republicanas eles escaparam de punições no momento da <a title="Restauração" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o">Restauração</a> de <a class="new" title="Charles II" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Charles_II&action=edit">Charles II</a> depois da qual Milton escreveu alguns de suas maiores poesias com algumas mensagens políticas escondido na roupagem de a <a class="new" title="Alegorias" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alegorias&action=edit">alegorias</a>. <a class="new" title="Thomas Browne" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Browne&action=edit">Thomas Browne</a> foi outro escritor do período; um homem estudado com uma extensa biblioteca, ele escreveu proliferamente nos ramos da ciência, religião, medicina e esoterismo.<br /><a id="Literatura_da_Restaura.C3.A7.C3.A3o" name="Literatura_da_Restaura.C3.A7.C3.A3o"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura da Restauração" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=6">editar</a>] Literatura da Restauração<br /><a class="image" title="Paradise Lost de milton conta uma história de orgulho e rebelião." href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Milton_paradise.jpg"></a><br /><a class="internal" title="Ampliar" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Milton_paradise.jpg"></a><a title="Paradise Lost" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradise_Lost">Paradise Lost</a> de milton conta uma história de orgulho e rebelião.<br />Restauração literária incluem o Paraíso Perdido e Sodom de Earl of Rochester, a comédia sexual altamente impetuosa de The Country Wife e visão moral de moral de Pilgrim's Progress. É visto a Treatises on Government de Locke, a fundação da <a title="Royal Society" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Royal_Society">Royal Society</a>, o experimento de <a title="Robert Boyle" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Boyle">Robert Boyle</a> e o pensamento completo de Boyle, os ataques histéricos aos teatros de Jeremy Collier, o pioneirismo da literatura crítica de Dryden, e os primeiros jornais. A mudança oficial na cultura literária foi causada pela censura e os padrões moralistas radicais aplicados pelo regime Puritano dos Cromwell, criando uma descontinuidade na tradição literária, permitindo um início aparentemente suave de todas as formas de literatura após a restauração. Durante a Interregnum, as forças reais atacaram a corte de <a title="Charles I" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_I">Charles I</a> indo para o exílio com <a class="new" title="Charles II" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Charles_II&action=edit">Charles II</a> que tina 20 anos. Os nobres que viajaram com Charles II foram então alojados por mais de uma década no centro da cena literária do continente. Charles gastava seu tempo preocupando-se com peças na França, e desenvolvendo um gosto pelas peças em língua <a title="Hispaniola" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hispaniola">Espanhola</a>. Aqueles nobres que viviam na Holanda começaram a aprender a cerca de trocas mercantis como também sobre a tolerância, os debates, prosa <a class="new" title="Racionalista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Racionalista&action=edit">racionalista</a> que circularam oficialmente na nação tolerante.<br />A maior e mais importante forma poética desta era foi a sátira. No geral, publicações de sátira eram feitas anonimamente. Havia um grande perigo ser associado com uma sátira. Por um lado, as leis de difamação tinham um grande espectro, e era difícil para um sátiro evitar um processo se fosse provado que ele escreveu um panfleto que parecesse criticar um nobre. Por outro lado, indivíduos ricos poderiam responder a uma sátira sendo freqüente ser o poeta suspeito atacado fisicamente por agressor. <a title="John Dryden" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dryden">John Dryden</a> foi agredido devido a mera suspeita de ter escrito Satire on Mankind. Uma conseqüência deste anonimato é que a grande maioria dos poemas, alguns deles de mérito, não eram publicados e permaneciam desconhecidos.<br />A prosa no período da Restauração é dominada por escritos religiosos <a title="Cristãos" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%A3os">cristãos</a>, mas a restauração também viu o início de dois gêneros que iriam dominar períodos posteriores: a <a title="Ficção" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fic%C3%A7%C3%A3o">ficção</a> e o jornalismo. Escritos religiosos freqüentemente se confundiam com escritos de economia e política, assim como escritos políticos e econômicos tinham relacionamento direto com a religião. <a class="new" title="Thomas Sprat" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_Sprat&action=edit">Thomas Sprat</a> escreveu sua <a class="new" title="History of the Royal Society" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=History_of_the_Royal_Society&action=edit">History of the Royal Society</a> em <a title="1667" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1667">1667</a> e apontou quatro, em um único documento, dos objetivos da ciência empírica dali para frente. A restauração também foi a época em que <a title="John Locke" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke">John Locke</a> escreveu muitos de seus trabalhos filosóficos. O empirismo de Locke foi uma tentativa de compreender a base da compreensão humana em si e, portanto divisar uma maneira apropriada para tomar decisões profundas. Este mesmo método cientifico levou Locke para os seus três Treatises on Government, o qual levou mais tarde a inspirar os pensadores na <a title="Revolução Americana" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Americana">Revolução Americana</a>. Com seu trabalho compreendido, Locke migrou das unidades mais básicas da sociedade em direção às mais elaboradas, e, como Thomas Hobbes, enfatizou a flexibilidade da natureza do contrato social. Em uma era que tinha-se visto a monarquia absoluta desabar, uma tentativa de democracia, uma democracia corrupta, e uma monarquia limitada restaurada, somente uma flexibilização de base no governo poderia satisfazer. A restauração reprimiu a maioria dos mais estridentes escritores sectários. Autores puritanos como <a title="John Milton" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Milton">John Milton</a> foram forçados a se retirar da vida publica ou se adaptar, e estes autores <a title="Diggers" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Diggers">Digger</a>, <a class="new" title="Fifth Monarchy Men" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fifth_Monarchy_Men&action=edit">Fifth Monarchist</a>, <a title="Levellers" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Levellers">Leveller</a>, <a title="Quakers" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Quakers">Quaker</a>, e <a title="Anabaptista" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anabaptista">Anabaptista</a> que tinham discurso contrario ao monarca e que tinham participado diretamente no <a title="Regicídio" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Regic%C3%ADdio">regicídio</a> de <a title="Charles I" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_I">Charles I</a> foram parcialmente reprimidos. Conseqüentemente, escritores violentos foram forçados para clandestinidades, e muitos daqueles que tinham servido no Inter-reino atenuaram suas posições na Restauração. <a title="John Bunyan" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bunyan">John Bunyan</a> manteve-se a parte de outros autores religioso do periodo. <a title="O Peregrino" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Peregrino">O Peregrino</a> de Bunyan é uma <a title="Alegoria" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alegoria">alegoria</a> da salvação pessoal e um guia pra vida Cristã. Ao invés de qualquer foco na <a class="new" title="Escatólogia" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Escat%C3%B3logia&action=edit">escatólogia</a> ou retribuição divina, Bunyan ao mostra como a <a title="Santidade" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Santidade">santidade</a> individual pode prevalecer contra as tentações da mente e do corpo que levam a danação. O livro foi escrito numa narração clara e mostra influências de <a title="Drama" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Drama">drama</a> e <a class="new" title="Biogragrafia" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Biogragrafia&action=edit">biogragrafia</a>, e ainda mostra um prenuncio da grande tradição alegórica encontrada em <a class="new" title="Edmund Spenser" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Edmund_Spenser&action=edit">Edmund Spenser</a>. Durante o período da restauração, a maneira mais comum de obter as novidades era através de uma publicação geral. Uma simples folha larga de papel deve ter um texto, usualmente parcial, acerca de um evento. Entretanto, o período viu o inicio do jornalismo profissional e periódico (indicando que a publicação era regular) em Inglês. O Jornalismo desenvolveu mais tarde, geralmente por volta do tempo de subida ao trono de <a title="William de Orange" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_de_Orange">William de Orange</a> em <a title="1689" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1689">1689</a>. Coincidentimente ou intencional, os inglêses passaram a ter jornais quando William trouxe sua corte de <a title="Amsterdam" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Amsterdam">Amsterdam</a>, onde os jornais já começavam a ser publicado.<br /><a class="image" title="Primeira edição de Oroonoko, 1688." href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Behn_Oroonoko_title_page.1688.jpg"></a><br /><a class="internal" title="Ampliar" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Behn_Oroonoko_title_page.1688.jpg"></a>Primeira edição de Oroonoko, <a title="1688" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1688">1688</a>.<br />É impossível datar satisfatoriamente o inicio da literatura de ficção na Inglaterra. Entretanto, histórias de ficção e biografias ficcional começaram a se diferenciar entre si e de outros gêneros na Inglaterra durante o período da restauração. Uma tradição existente do Romance de ficção na <a title="França" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a">França</a> e <a title="Espanha" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha">Espanha</a> era popular na Inglaterra. O "Romance" era considerado um gênero feminino, e a mulher era rotulada como leitora de "novelas" como vice-versa. Uma das figuras mais significantes surgidas do romance no Período da Restauração é <a title="Aphra Behn" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Aphra_Behn">Aphra Behn</a>. Ela não era somente a primeira novelista Profissional feminina, mas ela deve estar entre a primeira novelista profissional de ambos sexos na Inglaterra. O mais famoso romance de Behn é <a title="Oroonoko" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Oroonoko">Oroonoko</a> de <a title="1688" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1688">1688</a>. Esta é uma biografia inteiramente ficcional de um rei Africano que teria sido escravizado no <a title="Suriname" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Suriname">Suriname</a>. Os romances de Behn mostram a influência da <a title="Tragédia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia">tragédia</a> e de sua experiência como dramaturga.<br />Tão logo foi banido o regime Puritano anterior das peças públicas as representações ganharam ânimo e o drama recriou-se rápida e abundantemente. A mais famosa peça do inicio do período da Restauração eram não sentimentais ou comédias "duras" de <a title="John Dryden" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dryden">John Dryden</a>, <a class="new" title="William Wycherley" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=William_Wycherley&action=edit">William Wycherley</a>, e <a class="new" title="George Etherege" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_Etherege&action=edit">George Etherege</a>, as quais refletem a atmosfera da Corte, e celebram um estilo de vida <a class="new" title="Machista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Machista&action=edit">machista</a> aristocrático de persistente intriga sexual e conquista. Depois de rápida queda na quantidade e qualidade em 1680, a metade da década de 90 viu um breve florescimento do drama, especialmente a comédia. Comédias como <a class="new" title="Love For Love" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Love_For_Love&action=edit">Love For Love</a> de <a title="William Congreve" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Congreve">William Congreve</a> (1695) e <a class="new" title="The Way of the World" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Way_of_the_World&action=edit">The Way of the World</a> (1700), e <a class="new" title="The Relapse" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Relapse&action=edit">The Relapse</a> de <a title="John Vanbrugh" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Vanbrugh">John Vanbrugh</a> (1696) e <a class="new" title="The Provoked Wife" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Provoked_Wife&action=edit">The Provoked Wife</a> (1697) foram "suave" e mais classe media no etos, muito diferente da extravagância aristocrática de vinte anos antes, e atingiu uma grande. Os Dramaturgos de 1690 direcionavam o apelo para audiências mais socialmente misturadas com um forte peso do elemento da <a class="new" title="Classe media" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Classe_media&action=edit">classe media</a>, e espectadores femininos, por exemplo pela movimentação da guerra entre os sexo da arena da intriga para aquela do casamento. O foco na comédia são amores jovens passando a perna na velha geração, particularmente nas relações matrimoniais após o inicio do casamento.<br />Os Diaristas <a class="new" title="John Evelyn" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Evelyn&action=edit">John Evelyn</a> e <a title="Samuel Pepys" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Pepys">Samuel Pepys</a> descrevem o dia a dia da vida em Londres e cena cultural de seus tempos.<br /><a id="Literatura_Augustina" name="Literatura_Augustina"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Augustina" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=7">editar</a>] Literatura Augustina<br />O termo <a class="new" title="Literatura Augustina" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_Augustina&action=edit">literatura Augustina</a> surgiu de autores das décadas de 1720's e 1730's referindo-se a eles mesmo, que respondiam por um termo que <a class="new" title="George I da Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_I_da_Inglaterra&action=edit">George I da Inglaterra</a> preferia para si mesmo. Enquanto George I entendia que o titulo refletia sua bravura, eles entendiam que ao invés disto ele fazia referência da transição da <a title="Antiga Roma" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiga_Roma">Antiga Roma</a> de literatura grosseira e simples para um literatura altamente politizada e muito elaborada. Devido a esta disposição da metáfora, o período de 1689 - 1750 foi chamada de "a Idade Augustina" pelos críticos através do século 18 (incluído <a title="Voltaire" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire">Voltaire</a> e <a title="Oliver Goldsmith" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Goldsmith">Oliver Goldsmith</a>). A literatura deste período é evidentemente política e profundamente ciente de críticos dedicados para literatura. Esta foi uma época de exuberância e escândalo, de enorme energia, criatividade e escândalo, que reflete uma era quando o povo da Inglaterra, Escócia, e Irlanda se encontravam em meio da uma expansão econômica, poucas barreiras para educação, e a agitação da <a title="Revolução Industrial" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial">Revolução Industrial</a>.<br />O poeta que mais se destacou no período é <a title="Alexander Pope" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Pope">Alexander Pope</a>, mas a excelência de Pope é uma das facetas na sua constante batalha com outros poetas, e sua serenidade, a aparente abordagem neo-Classical para poesia é uma competição com versos altamente virtuosos e competição pesada de tais poetas com <a class="new" title="Ambrose Phillips" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ambrose_Phillips&action=edit">Ambrose Phillips</a>. Foi durante este período que <a class="new" title="James Thomson (Seasons)" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=James_Thomson_%28Seasons%29&action=edit">James Thomson</a> produziu sua melancolica The Seasons e <a class="new" title="Edward Young" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Edward_Young&action=edit">Edward Young</a> escreveu Night Thoughts. Foi também nesta era que assistimos uma seria competição sobre o modelo adequado do <a class="new" title="Poesia pastoral" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poesia_pastoral&action=edit">pastoral</a>. No criticismo, os poetas lutaram com uma doutrina do decência, de encontrar as palavras adequadas com senso próprio e de estilo que encontre a gravidade de um subjetivismo. Ao mesmo tempo, o caricatura do herói teve seu auge. O rapto da Madeixa e <a class="new" title="The Dunciad" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Dunciad&action=edit">The Dunciad</a> de Pope são ainda os maiores poemas de caricatura do herói que já foram escritas.<br />Na prosa, a parte inicial do período foi ofuscada pelo desenvolvimento da experimentação do Inglês. <a class="new" title="The Spectator (1711)" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Spectator_%281711%29&action=edit">The Spectator</a> de <a title="Joseph Addison" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Addison">Joseph Addison</a> e <a title="Richard Steele" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Steele">Richard Steele</a> estabeleceram a forma do periódico experimental Inglês, inventado o ponto de vista de um observador imparcial da vida humana que pode meditar em relação ao mundo sem advogar qualquer mudança nele. Contudo, este tambem foi o tempo quando a <a class="new" title="Novella" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Novella&action=edit">novella</a> Inglesa, que surgiu na Restauração, desenvolveu em uma arte maior. <a title="Daniel Defoe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Defoe">Daniel Defoe</a> voltou-se do <a class="new" title="Journalism" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Journalism&action=edit">journalism</a> e biografias da vida de criminosos para impressão de escritos de biografias ficcionais de criminosos como <a title="Roxana" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Roxana">Roxana</a> e <a class="new" title="Moll Flanders" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Moll_Flanders&action=edit">Moll Flanders</a>. Ele também escreveu sobre o comportamento ficcional das viagens de <a title="Alexander Selkirk" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Selkirk">Alexander Selkirk</a> chamado <a title="Robinson Crusoe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robinson_Crusoe">Robinson Crusoe</a> (<a title="1719" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1719">1719</a>). O romance vira beneficiar indiretamente de uma peça trágica, e na metade do século muito outros autores começaram a escrever romances.<br />Se Addison e Steele possuíam um tipo de prosa, então <a title="Jonathan Swift" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Swift">Jonathan Swift</a> tinha outro. O estilo da prosa de Swift é pouco cortes e direto, com uma clareza que poucos contemporâneos alcançaram. Ele era profundamente cético a respeito do mundo moderno, mas ele era similarmente profundamente receoso da nostalgia. Ele via na história uma coleção de mentiras e vaidades, e via em seu presente uma louca vaidade e mentiras. O centro dos valores <a title="Cristão" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%A3o">Cristão</a> era essencial, mas estes valores tinham de ser exercitados, proclamados e desenvolvidos pela constante rejeição dos jogos de crenças humanas e seus canais. <a class="new" title="A Tale of a Tub" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=A_Tale_of_a_Tub&action=edit">A Tale of a Tub</a> de Swift proclama sua analise cética das afirmações do mundo moderno, e em seus últimos trabalhos de prosa, tais como a Guerra com Patridge o astrólogo, e o maior de todas as suas zombarias do orgulho em <a title="Gulliver's Travels" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Gulliver%27s_Travels">Gulliver's Travels</a> deixa unicamente o individuo em medo constante e completa humilhação. Depois de seu "exílio" na <a title="Irlanda" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Irlanda">Irlanda</a>, Swift relutantemente começa a defender o povo Irlandês da predação do <a title="Colonialismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Colonialismo">colonialismo</a>. Seu livro <a title="A Modest Proposal" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Modest_Proposal">A Modest Proposal</a> e cartas Drapier provocaram tumultos e irritações, mas Swift, que não tinha amor pelo <a title="Catolicismo Romano" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Catolicismo_Romano">Catolicismo Romano</a> da Irlanda, , foi ultrajado por abusos e barbaridades que ocorriam em torno dele.<br />O drama na parte inicial do período apresentava as ultimas peças de <a title="John Vanbrugh" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Vanbrugh">John Vanbrugh</a> e <a title="William Congreve" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Congreve">William Congreve</a>, ambos os quais conduziram a comédia da Restauração com algumas alterações. Contudo, a maioria das encenações era de pequenas <a title="Farsa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Farsa">farsas</a> e algumas tragédias serias e domesticas. <a class="new" title="George Lillo" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_Lillo&action=edit">George Lillo</a> e <a title="Richard Steele" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Steele">Richard Steele</a> produziram tragédias de formas morais elevadas, onde as características e preocupações dos atores restringiam-se completamente classe media ou da classe trabalhadora. Isto reflete uma acentuada mudança na audiência para as peças, com o patronato real na tendo tanta importância para o sucesso teatral. Adicionalmente, <a class="new" title="Colley Cibber" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Colley_Cibber&action=edit">Colley Cibber</a> e <a class="new" title="John Rich" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Rich&action=edit">John Rich</a> começaram uma batalha mutual por um espataculo mais e mais grandioso para ser apresentado na peça. A figura do <a class="new" title="Harlequin" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Harlequin&action=edit">Harlequin</a> foi criada, e o teatro de <a title="Pantomima" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantomima">pantomima</a> começou a ser apresentado. Esta comédia pobre era bastante popular, e as pecas tornaram-se terceiro nível na preparação. <a title="Ópera" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera">Ópera</a> também se tornou popular na Inglaterra, e havia uma significante resistência literária por esta incursão Italiana. Esta tendência foi quebrada somente por umas poucas tentativas por um novo tipo de comédia. Pope e <a class="new" title="John Arbuthnot" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Arbuthnot&action=edit">John Arbuthnot</a> e <a title="John Gay" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Gay">John Gay</a> tentaram uma peça intitulada Three Hours After Marriage que falhou. Em <a title="1728" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1728">1728</a>, porem, John Gay retornou para a casa de espetáculos com <a class="new" title="The Beggar's Opera" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Beggar%27s_Opera&action=edit">The Beggar's Opera</a>. Operas de Gay eram na Inglaterra e recontavam a estória de <a class="new" title="Jack Sheppard" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jack_Sheppard&action=edit">Jack Sheppard</a> e <a class="new" title="Jonathan Wild" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jonathan_Wild&action=edit">Jonathan Wild</a>. Contudo, isto se parecia ser uma alegoria para <a title="Robert Walpole" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Walpole">Robert Walpole</a> e os diretores da South Sea Company, e portanto a continuidade da opera de Gay foi abandonada sem ter sido apresentada. Em <a title="1737" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1737">1737</a>, o drama no século 18 quase termina, naquele que foi o ano do <a class="new" title="Licensing Act" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Licensing_Act&action=edit">Licensing Act</a>. Naquele ponto, havia censura oficial do estado de todas as peças.<br />O efeito do Licensing Act foi causar mais do que uma aspiração nos dramaturgos para ser tornarem além do que escritores de romance. <a title="Henry Fielding" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Fielding">Henry Fielding</a> começou a escrever prosa sátira e romances depois que suas peças não passavam pelos censores. <a class="new" title="Henry Brooke" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henry_Brooke&action=edit">Henry Brooke</a> também se virou para os romances. Neste ínterim, <a class="new" title="Samuel Richardson" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Samuel_Richardson&action=edit">Samuel Richardson</a> tinha produzido um romance com a intenção de se opor aos efeitos deletérios dos romances em <a class="new" title="Pamela, or Virtue Rewarded" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pamela%2C_or_Virtue_Rewarded&action=edit">Pamela, or Virtue Rewarded</a> (<a title="1749" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1749">1749</a>). Henry Fielding atacou o absurdo deste Romance com Shamela, e então a reação de <a title="Clarissa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarissa">Clarissa</a> de Richardson com a <a class="new" title="The History of Tom Jones, a Foundling" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_History_of_Tom_Jones%2C_a_Foundling&action=edit">Tom Jones</a>. Brooke escreveu <a class="new" title="The Man of Feeling" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Man_of_Feeling&action=edit">The Man of Feeling</a> e indiretamente deu inicio ao <a class="new" title="Romance sentimental" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Romance_sentimental&action=edit">romance sentimental</a>. <a title="Laurence Sterne" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Laurence_Sterne">Laurence Sterne</a> tentou um romance Swiftiano com uma única perspectiva da impossibilidade da biografia (o modelo para a maioria dos próximos romances naquele ponto) e compreendendo com <a class="new" title="Tristram Shandy" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tristram_Shandy&action=edit">Tristram Shandy</a>, mesmo com seu caluniador <a title="Tobias Smollett" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tobias_Smollett">Tobias Smollett</a> promovendo o <a class="new" title="Romances picaresque" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Romances_picaresque&action=edit">romances picaresque</a> com seus trabalhos. Cada um destes romances representa uma forma e temática divergindo dos outros. Cada romancista tinha um dialogo e competição com os outros, e, em um certo sentido, o romance estabelecia em si como um gênero diverso de forma aberta nesta explosão de criatividade. Os efeitos finais mais importantes desta experimentação são o realismo psicológico de Richardson, a confusa voz narrativa de Fielding, e o sentimentalismo de Brooke.<br /><a id="Idade_da_Sensibilidade" name="Idade_da_Sensibilidade"></a><br />[<a title="Editar secção: Idade da Sensibilidade" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=8">editar</a>] Idade da Sensibilidade<br />Durante a Idade da Sensibilidade, a literatura refletiu a visão de mundo do esclarecimento (ou Idade da Razão) – uma abordagem racional e cientifica para publicações religiosas, social, política e econômica que promove uma visão a secular do mundo e um senso geral do progresso e perfectibilidade. Levado por filosofias que foram inspiradas pelas descobertas do século anterior (Newton) e nos escritos de Descartes, Locke e Bacon. Eles perseguiam descoberta e atuação de princípios universalmente válidos que governassem a humanidade, natureza e sociedade. Eles fizeram vários ataques a autoridade cientifica e espiritual, restrições econômicas e sociais, dogmatismo, intolerância, censura. Eles consideravam o estado o instrumento próprio e racional do progresso. O Racionalismo extremo e ceticismo desta idade levaram naturalmente ao ateísmo; as mesmas qualidades tiveram a função em trazer mais tarde a reação do romantismo.<br />A Enciclopédia de Denis Diderot resumo do espírito desta época.<br />O aumento da ênfase no instinto e sentimento, em relação moderação. Um crescimento da simpatia pela idade media durante a idade da sensibilidade inflamou um interesse em baladas medievais e literatura folclórica.<br /><a id="Romantismo" name="Romantismo"></a><br />[<a title="Editar secção: Romantismo" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=9">editar</a>] Romantismo<br /><a class="image" title="Pride and Prejudice de Jane Austen continua a inpirar escritores, cineastas e leitores" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pride_n_prejudice.jpg"></a><br /><a class="internal" title="Ampliar" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pride_n_prejudice.jpg"></a><a title="Pride and Prejudice" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pride_and_Prejudice">Pride and Prejudice</a> de <a title="Jane Austen" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Austen">Jane Austen</a> continua a inpirar escritores, cineastas e leitores<br />A mudança da paisagem da Inglaterra trazida pela maquina a vapor teve duas conseqüências mais significativas: o crescimento explosivo da <a title="Industrialização" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Industrializa%C3%A7%C3%A3o">industrialização</a> com a expansão das cidades, e a conseqüente queda da população rural como resultado da limitação ou privatização dos pastos. Muitos dos camponeses dirigiram-se para as cidades para trabalhar nas novas fabricas.<br />Esta abructa mudança é revelada pela mudança de cinco palavras: industry (que significava "criatividade"), democracy (que era utilizada como desprezo como "multidão"), class (agora também usada com uma conotação social), art (que significava "artesanato"), culture (que se referia somente a fazendas).<br />Mas as pobres condições dos trabalhadores, os novos conflitos de classe e a poluição ambiental causada como conseqüência do <a title="Urbanismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Urbanismo">urbanismo</a> e industrialização leva os poetas a redescobrir as belezas e valores da natureza. Mãe <a title="Terra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra">terra</a> é vista como a única fonte de conhecimento, a única solução problemas causados pelas maquinas.<br />A superioridade da natureza e instinto sobre <a title="Civilização" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o">civilização</a> foi pregada por <a title="Jean Jacques Rousseau" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Jacques_Rousseau">Jean Jacques Rousseau</a> e sua mensagem foi adotada por quase todos poetas Europeus. O primeiros <a class="new" title="Inglêses" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ingl%C3%AAses&action=edit">Inglêses</a> foram <a class="new" title="Lake Poets" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Poets&action=edit">Lake Poets</a>, um pequeno grupo de amigos incluindo <a title="William Wordsworth" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Wordsworth">William Wordsworth</a> e <a title="Samuel Taylor Coleridge" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Taylor_Coleridge">Samuel Taylor Coleridge</a>. Estes novos <a class="new" title="Poetas Romanticos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poetas_Romanticos&action=edit">Poetas Romanticos</a> trouxeram uma nova emoção e introspecção, e seu surgimento marcou o primeiro manifesto romântico na literatura Inglesa, O Preface to the <a class="new" title="Lyrical Ballads" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lyrical_Ballads&action=edit">Lyrical Ballads</a>. Esta coleção se deveu mais da contribuição de Wordsworth, embora Coleridge deva ser creditado seu longo e impressionante <a class="new" title="Rime of the Ancient Mariner" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Rime_of_the_Ancient_Mariner&action=edit">Rime of the Ancient Mariner</a>, uma trágica balada sobre um demônio que primeiro mata e então possui um grupo de marinheiro em um bote nos mares do sul.<br />Coleridge e Wordsworth, porem, compreendiam o romantismo de duas maneiras inteiramente diferentes: enquanto Coleridge procurava tornar o real sobrenatural (muito parecido com filmes de ficção cientifica que usam efeitos especiais para tornar coisas impressionantes criveis), Wordsworth procurava mesclar a imaginação dos leitores através de figuras bem terra a terra retirada da vida real (por exemplo no The Idiot Boy), ou no beleza de <a title="Lake District" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lake_District">Lake District</a> que inspirou profundamente sua produções (como em Tintern Abbey).<br />A "Segunda geração" de poetas românticos incluem <a title="Lord Byron" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lord_Byron">Lord Byron</a>, <a class="new" title="Percy Bysse Shelley" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Percy_Bysse_Shelley&action=edit">Percy Bysse Shelley</a>, <a title="Mary Shelley" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Shelley">Mary Shelley</a> e <a title="John Keats" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Keats">John Keats</a>. Byron, contudo, era ainda influenciado por sátiras do século 18 e era, talvez o ultimo 'romântico' dos três. Seus amores com um numero proeminente de senhoras casadas era também um modo de verbalizar sues dissentimento da hipocrisia de uma alta sociedade que esta aparentemente religiosa mas de fato altamente libertina, a mesmo que tinha ridicularizado sua condição física. Sua primeira viagem para <a title="Europa" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa">Europa</a> resultou em seus dois primeiros cantos de <a class="new" title="Childe Harold's Pilgrimage" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Childe_Harold%27s_Pilgrimage&action=edit">Childe Harold's Pilgrimage</a>, um épico anti-herói das aventuras de um rapaz na Europa, mas também uma refinada sátira da sociedade Inglesa. A despeito do sucesso de Childe Harold' no seu retorno para Inglaterra, acompanhado pela publicação de <a class="new" title="The Giaour" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Giaour&action=edit">The Giaour</a> e <a class="new" title="The Corsair" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Corsair&action=edit">The Corsair</a> seu alegado romance incestuoso com sua meia irmã Augusta Leigh em <a title="1816" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1816">1816</a> acabou forçando-lhe a deixar a Inglaterra para seu bem e buscar asilo no continente. Onde ele juntamente com Shelley, sua esposa Mary, com sua secretária <a class="new" title="John Polidori" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Polidori&action=edit">John Polidori</a> nas praias do <a title="Lago Geneva" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Geneva">Lago Geneva</a> em 1816.<br />Embora seja justamete uma cura estória, Polidori deve ser considerada creditada para introdução de <a class="new" title="The Vampyre" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Vampyre&action=edit">The Vampyre</a> para literatura Inglesa. Shelley, como Mary, tinham muito em comum com Byron: Ele era um aristocrata de uma família famosa e antiga, tinha abraçado o ateísmo e o livre pensar, como ele, tentando escapar de escândalos na Inglaterra.<br />Shelley foi expulse de um colégio por declarar abertamente seu <a title="Ateísmo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo">ateísmo</a>, e da Inglaterra por defender a independência da Irlanda. Ela tinha se casado ao 16 anos de idade, <a class="new" title="Harriet Westbrook" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Harriet_Westbrook&action=edit">Harriet Westbrook</a> quem ele tinha abandonado logo apos de Mary (Harriet tirou sua própria vida após isto). Harriet não abraçado seus ideais de livre amor e <a title="Anarquia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquia">anarquia</a>, e não era tão educada para contribuir em debates literários. Mary era diferente: a filha de <a title="William Godwin" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Godwin">William Godwin</a> um filosofo e revolucionário, ela compartilhava de seus ideais, era um poeta, e uma feminista como sua mãe, <a title="Mary Wollstonecraft" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Wollstonecraft">Mary Wollstonecraft</a>.<br />O melhor livro de Shelley foi <a class="new" title="Ode to the West Wind" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ode_to_the_West_Wind&action=edit">Ode to the West Wind</a>. A despeito de sua aparente recusa em acreditar em <a title="Deus" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus">Deus</a>, este poema é considerado uma homenagem ao <a title="Panteísmo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%ADsmo">panteísmo</a>, o reconhecimento de uma presença espiritual na natureza.<br />Mary Shelley não voltava na história para sua poesia, mas para dar o nascimento a <a class="new" title="Ficção cientifica" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fic%C3%A7%C3%A3o_cientifica&action=edit">ficção cientifica</a>: o desenho para um <a title="Romance" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance">romance</a> é dito ter vindo de um pesadelo durante uma tempestade noturna no lago Geneva. Sua idéia de fazer um corpo com partes humanas roubadas de diferentes copors e então anima-lo como <a title="Electricidade" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Electricidade">eletricidade</a> foi talvez influenciado pela invenção de <a title="Alessandro Volta" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alessandro_Volta">Alessandro Volta</a> e experimento de <a title="Luigi Galvani" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Luigi_Galvani">Luigi Galvani</a> com sapos mortos. A história requentada de <a title="Frankenstein" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Frankenstein">Frankenstein</a> tambem sugere modernos transplantes de orgãos, regeneração de tecidos, lembando-nos das implicações morais levantadas pela medicina de hoje. Mas a criatura de Frankenstein é também incrivelmente romântica. Embora "o mostro " seja inteligente, bom e apaixonado, ele é evitado por todos devido a sua feiúra e deformidade e o desespero que resulta da exclusão social o torna em uma maquina assassina que eventualmente mata seu próprio criador.<br />Provavelmente <a title="John Keats" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Keats">John Keats</a> não compartilhava os ideais revolucionários de Byron e Shelley, mas seu culto do <a title="Panteísmo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%ADsmo">panteísmo</a> e tão importante quanto para Shelley. Keats era apaixonada pelas antigas pedras do <a title="Parthenon" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Parthenon">Parthenon</a> que <a title="Lord Elgin" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lord_Elgin">Lord Elgin</a> tinha trazido para <a title="Inglaterra" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Inglaterra">Inglaterra</a> da <a title="Grecia" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Grecia">Grecia</a>, também conhecida como a <a title="Mármores de Elgin" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rmores_de_Elgin">Mármores de Elgin</a>. Ele celebrava a Grécia antiga: a beleza da liberdade de casais de jovens amantes como aqueles da arte clássica. A grande atenção de Keats para <a title="Arte" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte">arte</a>, especialmente em sua <a class="new" title="Ode on a Grecian Urn" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ode_on_a_Grecian_Urn&action=edit">Ode on a Grecian Urn</a> e algo muito novo no romantismo, e isto irá inspirar a crença de <a title="Walter Pater" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Pater">Walter Pater</a> e então de <a title="Oscar Wilde" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde">Oscar Wilde</a> no valor absoluto da arte como independente da <a title="Estética" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica">estética</a>.<br /><a title="Jane Austen" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Austen">Jane Austen</a> Escreveu romances sobre a vida da classe rural, vista do ponto de vista de uma mulher, e de maneira irônica focada em praticas sociais, especialmente focadas em temas sociais, especialmente o casamento e o dinheiro.<br /><a id="Literatura_Victoriana" name="Literatura_Victoriana"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Victoriana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=10">editar</a>] Literatura Victoriana<br />Foi na <a title="Era Victoriana" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Victoriana">era Victoriana</a> (1837-1901) que o romance tornou-se a forma principal da Literatura Inglesa. A maioria dos escritores estava agora mais concentrada em agradar o gosto do publico leitor da classe média do que de seus patronos aristocratas. O melhor dos trabalhos conhecidos da era incluem trabalhos poderosamente emocionais das irmãs <a class="new" title="Brontë" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bront%C3%AB&action=edit">Brontë</a>; a sátira <a title="Vanity Fair" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanity_Fair">Vanity Fair</a> de <a title="William Makepeace Thackeray" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Makepeace_Thackeray">William Makepeace Thackeray</a>; os romances realistas de <a title="George Eliot" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Eliot">George Eliot</a>; e os criteriosos retratos de <a class="new" title="Anthony Trollope" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anthony_Trollope&action=edit">Anthony Trollope</a> da vida da classe artesã e camponesa.<br /><a title="Charles Dickens" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens">Charles Dickens</a> emergiu no cenário literário em 1830, confirmando a tendência para <a class="new" title="Publicações em série" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Publica%C3%A7%C3%B5es_em_s%C3%A9rie&action=edit">publicações em série</a>. Dickens escreveu vividamente sobre vida de <a title="Londres" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Londres">Londres</a> e esforço do pobre, mas em estilo bem-humorado o qual era aceitável por leitores de todas as classes. Seus trabalhos iniciais tais como <a class="new" title="The Pickwick Papers" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Pickwick_Papers&action=edit">The Pickwick Papers</a> (<a class="new" title="Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Os_Documentos_P%C3%B3stumos_do_Clube_Pickwick&action=edit">Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick</a>) eram uma obra prima da comédia. Mais tarde seus trabalhos tornaram-se sobrinhos, sem a perda de seu gênio para <a title="Caricatura" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Caricatura">caricatura</a>.<br />Um interesse em assuntos rurais e mudanças da situação sociais e econômicas do país podem ser vista nos romances de <a title="Thomas Hardy" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hardy">Thomas Hardy</a> e outros.<br />Figuras de liderança poética da era Victoriana estão incluídas <a title="Alfred Tennyson" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Tennyson">Alfred Tennyson</a>, <a title="Robert Browning" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Browning">Robert Browning</a> e sua esposa, <a class="new" title="Elizabeth Barrett Browning" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Elizabeth_Barrett_Browning&action=edit">Elizabeth Barrett Browning</a>.<br />A literatura para crianças era publicada durante o período Vitoriano, alguns dos quais se tornaram bem-conhecidos, tais como o trabalho de <a title="Lewis Carroll" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lewis_Carroll">Lewis Carroll</a> que era um representante do <a class="new" title="Verso sem sentido" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Verso_sem_sentido&action=edit">verso sem sentido</a>, com era <a title="Edward Lear" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Lear">Edward Lear</a> Também na época surgiu Sherlock Holmes, escrito por <a title="Sir Arthur Conan Doyle" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sir_Arthur_Conan_Doyle">Sir Arthur Conan Doyle</a>, e foi um dos personagens mais importantes da literatura na época. Sua primeira aparição foi no livro : um estudo em vermelho<br /><a id="Literatura_Eduardiana" name="Literatura_Eduardiana"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Eduardiana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=11">editar</a>] Literatura Eduardiana<br />O escritor mais largamente popular do século 20 era indiscutivelmente <a title="Rudyard Kipling" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudyard_Kipling">Rudyard Kipling</a>, um escritor altamente versátil de romances, estórias curtas e poemas, freqüentemente baseados em suas experiências do domínio britânico na <a title="India" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/India">India</a>. Kipling era intimamente associado com o <a title="Imperialismo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperialismo">imperialismo</a> e isto manchou sua reputação em tempos mais recentes.Também na época surgiu <a title="Sherlock Holmes" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes">Sherlock Holmes</a> , escrito por Sir <a class="new" title="Artur Conan Doyle" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Artur_Conan_Doyle&action=edit">Artur Conan Doyle</a> , e foi um dos personagens mais importantes da literatura na época.Sua primeira aparição foi no <a title="Livro" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro">livro</a> : <a title="Um estudo em vermelho" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Um_estudo_em_vermelho">um estudo em vermelho</a><br /><a id="Literatura_era_Georgiana" name="Literatura_era_Georgiana"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura era Georgiana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=12">editar</a>] Literatura <a class="new" title="Era Georgiana" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Era_Georgiana&action=edit">era Georgiana</a><br />Os <a class="new" title="Poetas Georgianos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poetas_Georgianos&action=edit">poetas Georgianos</a> mantiveram uma abordagem conservadora para a poesia.<br />As experiências da <a title="Primeira Guerra Mundial" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial">Primeira Guerra Mundial</a> foram refletidas no trabalho da <a class="new" title="Poesia da guerra" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Poesia_da_guerra&action=edit">poesia da guerra</a> tais como <a title="Rupert Brooke" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Rupert_Brooke">Rupert Brooke</a>, <a class="new" title="Isaac Rosenberg" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Isaac_Rosenberg&action=edit">Isaac Rosenberg</a>, <a class="new" title="Edmund Blunden" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Edmund_Blunden&action=edit">Edmund Blunden</a> e <a class="new" title="Siegfried Sassoon" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Siegfried_Sassoon&action=edit">Siegfried Sassoon</a>. Muitos escritores voltaram-se temas patriotas e imperialistas como resultado da guerra, notavelmente Kipling.<br /><a class="new" title="John Buchan" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Buchan&action=edit">John Buchan</a> foi pioneiro em um novo tipo de ficção, o <a class="new" title="Romance de espionagem" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Romance_de_espionagem&action=edit">romance de espionagem</a> e obteve grande popularidade durante e depois da <a title="Primeira Guerra Mundial" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial">Primeira Guerra Mundial</a>.<br /><a id="Literatura_Modernista" name="Literatura_Modernista"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Modernista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=13">editar</a>] Literatura <a title="Modernista" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernista">Modernista</a><br />Entre os importantes romancistas de entre as duas Guerras Mundiais incluem <a title="Evelyn Waugh" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Evelyn_Waugh">Evelyn Waugh</a>, <a title="D. H. Lawrence" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/D._H._Lawrence">D.H. Lawrence</a> e <a title="Virginia Woolf" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Virginia_Woolf">Virginia Woolf</a>, um membro do <a class="new" title="Bloomsbury group" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bloomsbury_group&action=edit">Bloomsbury group</a>. Alem do Bloomsbury group, <a class="new" title="The Sitwells" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Sitwells&action=edit">the Sitwells</a> também acolhiam uma facção artística e literária, porem menos influente.<br /><a title="H. G. Wells" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/H._G._Wells">H. G. Wells</a> foi um pioneiro da <a class="new" title="Ficção cientifica" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fic%C3%A7%C3%A3o_cientifica&action=edit">ficção cientifica</a>. A critica de <a title="George Orwell" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Orwell">George Orwell</a> do <a class="new" title="Totalitarianism" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Totalitarianism&action=edit">totalitarianism</a> acrescentou a palavra <a class="new" title="Orwellian" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Orwellian&action=edit">Orwellian</a> a lingua Inglêsa. A <a class="new" title="Dystopia" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dystopia&action=edit">dystopia</a> de <a title="Aldous Huxley" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley">Aldous Huxley</a> em <a title="Brave New World" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Brave_New_World">Brave New World</a> e <a title="J. G. Ballard" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/J._G._Ballard">J. G. Ballard</a> são os percusores do moviento <a title="Cyberpunk" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyberpunk">cyberpunk</a>.<br /><a title="W. H. Auden" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/W._H._Auden">W. H. Auden</a>, <a class="new" title="Stephen Spender" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Stephen_Spender&action=edit">Stephen Spender</a>, <a class="new" title="Ted Hughes" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ted_Hughes&action=edit">Ted Hughes</a> e <a class="new" title="Philip Larkin" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Philip_Larkin&action=edit">Philip Larkin</a> são importantes poetas<br />Outros notaveis escritores incluem <a class="new" title="Muriel Spark" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Muriel_Spark&action=edit">Muriel Spark</a>, <a title="Daphne du Maurier" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Daphne_du_Maurier">Daphne du Maurier</a>, <a title="Margaret Drabble" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Drabble">Margaret Drabble</a>, <a title="Iris Murdoch" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Iris_Murdoch">Iris Murdoch</a>, <a title="Anthony Burgess" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Burgess">Anthony Burgess</a> (que ficou conhecido como o "o ultimo modernista "), <a title="Kingsley Amis" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Kingsley_Amis">Kingsley Amis</a>, <a title="Graham Greene" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Graham_Greene">Graham Greene</a> e <a title="G. K. Chesterton" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/G._K._Chesterton">G. K. Chesterton</a><br />Escritores de literatura popular incluem <a title="P. G. Wodehouse" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/P._G._Wodehouse">P. G. Wodehouse</a> e <a title="Agatha Christie" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie">Agatha Christie</a>.<br /><a class="new" title="Kitchen sink drama" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Kitchen_sink_drama&action=edit">Kitchen sink drama</a><br /><a class="new" title="Angry Young Men" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Angry_Young_Men&action=edit">Angry Young Men</a><br /><a id="Literatura_Pos-Modernista" name="Literatura_Pos-Modernista"></a><br />[<a title="Editar secção: Literatura Pos-Modernista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=14">editar</a>] Literatura <a class="new" title="Pos-Modernista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pos-Modernista&action=edit">Pos-Modernista</a><br /><a class="new" title="John Fowles" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Fowles&action=edit">John Fowles</a> e <a class="new" title="Julian Barnes" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Julian_Barnes&action=edit">Julian Barnes</a> são exemplos de <a class="new" title="Literature Pos-Modernista" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literature_Pos-Modernista&action=edit">literature Pos-Modernista</a> na Inglaterra.<br /><a id="Principais_autores" name="Principais_autores"></a><br />[<a title="Editar secção: Principais autores" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=15">editar</a>] Principais autores<br /><a title="Jane Austen" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Austen">Jane Austen</a><br /><a title="Francis Bacon (filósofo)" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_%28fil%C3%B3sofo%29">Francis Bacon</a><br /><a title="James Baldwin" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Baldwin">James Baldwin</a><br /><a title="Lord Byron" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lord_Byron">Lord Byron</a><br /><a title="Charles Dickens" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens">Charles Dickens</a><br /><a title="Ernest Hemingway" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Hemingway">Ernest Hemingway</a><br /><a title="Thomas Hobbes" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes">Thomas Hobbes</a><br /><a title="Washington Irving" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Washington_Irving">Washington Irving</a><br /><a title="Norman Mailer" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_Mailer">Norman Mailer</a><br /><a title="Herman Melville" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Herman_Melville">Herman Melville</a><br /><a title="Thomas More" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_More">Thomas More</a><br /><a title="Bertrand Russell" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell">Bertrand Russel</a><br /><a title="J. R. R. Tolkien" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/J._R._R._Tolkien">J. R. R. Tolkien</a><br /><a title="William Shakespeare" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare">William Shakespeare</a><br /><a title="Mary Shelley" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Shelley">Mary Shelley</a><br /><a title="Percy Bysshe Shelley" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Bysshe_Shelley">Percy Bysshe Shelley</a><br /><a title="Adam Smith" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Smith">Adam Smith</a><br /><a title="Bram Stoker" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Bram_Stoker">Bram Stoker</a><br /><a title="Mark Twain" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Twain">Mark Twain</a><br /><a title="Oscar Wilde" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde">Oscar Wilde</a><br /><a title="Conan Doyle" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Conan_Doyle">Conan Doyle</a><br /><a title="William Faulkner" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Faulkner">William Faulkner</a><br /><a title="John Steinbeck" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Steinbeck">John Steinbeck</a><br /><a title="Graham Greene" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Graham_Greene">Graham Greene</a><br /><a id="Principais_obras" name="Principais_obras"></a><br />[<a title="Editar secção: Principais obras" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_inglesa&action=edit&section=16">editar</a>] Principais obras<br /><a title="Romeu e Julieta" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta">Romeu e Julieta</a><br /><a title="Macbeth" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Macbeth">Macbeth</a><br /><a title="Hamlet" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet">Hamlet</a><br /><a title="A Cabana do Pai Tomás" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cabana_do_Pai_Tom%C3%A1s">A Cabana do Pai Tomás</a><br /><a title="O Médico e o Monstro" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_M%C3%A9dico_e_o_Monstro">O Médico e o Monstro</a><br /><a title="A Ilha do Tesouro" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_do_Tesouro">A Ilha do Tesouro</a><br /><a title="O Príncipe e o Mendigo" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pr%C3%ADncipe_e_o_Mendigo">O Príncipe e o Mendigo</a><br /><a class="new" title="Declaração de Independência dos Estados Unidos da America" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Declara%C3%A7%C3%A3o_de_Independ%C3%AAncia_dos_Estados_Unidos_da_America&action=edit">Declaração de Independência dos Estados Unidos da America</a><br />O <a title="Discurso de Gettysburg" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Discurso_de_Gettysburg">Discurso de Gettysburg</a><br /><a title="Robinson Crusoe" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Robinson_Crusoe">Robinson Crusoe</a><br /><a class="new" title="Revolução dos Bichos" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Bichos&action=edit">Revolução dos Bichos</a><br /><a title="O Velho e o Mar" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Velho_e_o_Mar">O Velho e o Mar</a><br /><a class="new" title="Rua das Ilusões Perdidas" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Rua_das_Ilus%C3%B5es_Perdidas&action=edit">Rua das Ilusões Perdidas</a><br /><a title="O Grande Gatsby" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Gatsby">O Grande Gatsby</a><br /><a class="new" title="Fim de Caso" href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fim_de_Caso&action=edit">Fim de Caso</a><br />Obtido em "<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_inglesa">http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_inglesa</a>"Resenhas- Literaturashttp://www.blogger.com/profile/09271548724473257706noreply@blogger.com0